A CAIXA do PC... - Docosta-Tech

SiteLock
Cabeçalho
..::data e hora::.. 00:00:00
Natal
Mini-Logo Docosta-Tech
Ir para o conteúdo
A Caixa do PC...

Ao escolhermos uma caixa, existem vários elementos que devemos ter em conta: a sua forma, o seu design, as suas cores, as suas dimensões, o número de lugares para discos rígidos, drives de CD/DVD e outros e por último, mas não menos importante, a sua Fonte de Alimentação e o seu arrumo interno.
No início dos PC’s, as caixas eram bastante parecidas. Hoje existem caixas de todas as formas e cores, bem como transparentes que permitem a contemplação das cores irradiadas pelos leds de alguns componentes bem como pelos leds inseridos dentro da caixa pelo utilizador.
Tomando diversas formas, vendidas com ou sem a Fonte de Alimentação, desde as mais simples às mais arrojadas, eis algumas caixas:

Mais simples:


Caixa para PC Normal - Torre


Caixa para PC Normal - Torre


Caixa para PC Normal - Mesa

Mais sofisticadas:


Caixa para PC mais sofisticada - Torre


Caixa para PC mais sofisticada - Torre


Caixa para PC mais sofisticada - Torre

Mais arrojadas:


Caixa para PC mais arrojada - Torre


Caixa para PC mais arrojada


Caixa para PC mais arrojada - Torre

Todas elas servem para alojar os componentes do computador, ajudar no controlo do arrefecimento, isolamento sonoro e proteção contra as radiações eletromagnéticas.


Dimensão:

A dimensão da caixa condiciona o número de lugares para os leitores na frente, bem como o número de lugares para discos rígidos e drives internos.
Existem caixas de 4 dimensões:

Grande: de 60 a 70 cm de altura.
Média: de 40 a 50 cm de altura.
Mini: de 35 a 40 cm de altura.
Barebone ou mini PC: de 10 a 20 cm.


Ventilação:

Uma caixa, contendo os componentes do PC em pleno funcionamento, pode atingir temperaturas bastante elevadas e, por isso, aconselha-se uma caixa que possua uma boa ventilação, devendo comportar, no mínimo, uma entrada de ar à frente, munida de um filtro de ar amovível e uma saída de ar na traseira, ambas com a respetiva ventoinha.  


Fontes de Alimentação:

Para que todos os componentes do PC e seus periféricos funcionem é imperativo que a caixa contenha uma fonte de alimentação, pois esta permite distribuir a energia correta e necessária a cada componente e periférico do PC
Existem caixas com a instalação da Fonte de alimentação:

Em cima

PC com a Fonte de Alimentação instalada no topo


Ou em baixo

PC com a Fonte de Alimentação instalada na base


Mediante os técnicos especialistas, as fontes de alimentação no fundo da caixa, são as que dão a melhor ventilação ao interior do PC.
Na minha opinião, não questionando de forma alguma o atrás dito, a Fonte de Alimentação instalada no fundo da caixa será, com a certeza absoluta, e por ser um componente que gera muito calor, muito mais beneficiada, dado que, recebe o ar fresco diretamente do exterior, mantendo-se ela própria mais fresca. A fonte de alimentação que se encontra no cimo é prejudicada pelo ar quente gerado no interior da caixa, ar esse, que estará sempre muitos graus acima do ar do exterior. Contudo esta, ao contrário da do fundo, serve também para extrair esse mesmo ar quente.

Também é necessário ter algum cuidado com o sítio que  escolhemos para utilizar o PC. Por exemplo, num compartimento com muito pó, onde se passa roupa a ferro, etc., com a ventilação (o sugar o ar do exterior) que se gera na caixa, a Fonte de Alimentação e os outros componentes do PC tendem a apresentar um estado semelhante ao da figura abaixo, causando sérios danos.


PC com Cabos e Componentes contendo demasada sujidade.







RSS
Facebook
Google+
Twitter
Micro-Logo - Docosta-Tech
@2015/2018 Docosta-Tech Informática
Todos os direitos reservados
desenvolvido por Docosta-Tech Informática
Página atualizada em:
06-12-2018
Voltar para o conteúdo